quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dia de Portugal

Neste dia 10 de Junho, recordemos um dos mais famosos símbolos de Portugal - o galo de Barcelos!
 
Segundo a lenda, um galego foi preso injustamente em Barcelos (cidade do Norte de Portugal) e para provar sua inocência, autorizaram-no a ir à residência do juíz que estava num grande banquete com amigos. Não acreditando na inocência do pobre homem, o juíz ignorou-o, então o galego aponta para um frango assado e diz: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.". E o galo cantou e assim o galego escapou de uma morte certa na forca.

Pessoalmente não acho a história nada de especial, e até precisei de uma ligeira pesquisa para dar com ela. Enfim, não é tão fácil de reter como as milhares de anedotas que existem sobre galos e galinhas... mas o símbolo, esse sim, acho genial!

Um objecto bem tradicional, que tem inspirado muitos designers a ousar com um toque mais moderno e estilizado. Novos traços, novas cores, mais simplicidade, a mesma história e o mesmo orgulho nacional.



Gosto tanto do galo de Barcelos que me sinto uma turista no meu próprio país!

Sem comentários:

Enviar um comentário