domingo, 21 de setembro de 2014

Olhares sobre o Referendo da Escócia

Os escoceses decidiram e 55% dos eleitores disseram que não queriam a independência. 



Sem referir as pretensões da Catalunha, o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy elogiou a escolha do "não" à independência na Escócia: "Com esta decisão, os escoceses evitaram as graves consequências económicas, sociais, institucionais e políticas com a separação do Reino Unido e da Europa", disse. (...) ; "os referendos à independência prejudicam a dívida pública e a moeda e provocam recessão e pobreza", admitindo, contudo que "há muitas diferenças entre o processo escocês e o espanhol". (Imobilidade de acção pelo medo...) 


Este evento político foi seguido atentamente por vários países, pelo que o resultado desta votação poderia representar de consequências e precedentes na Zona Euro. 

Por exemplo, Alberto João Jardim, numa reacção ao resultado do referendo na Escócia, já veio dar o ar de sua graça sugerindo um referendo para "novo modelo de autonomia" da Madeira. Ah Valente!


Pelo lado agridoce, a análise remete-me para o desejo que as campanhas em Portugal sejam tão animadas e participadas como na Escócia! :) 


 

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=162575
http://economico.sapo.pt/noticias/jardim-admite-referendo-para-novo-modelo-de-autonomia_201852.html

Sem comentários:

Enviar um comentário