terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Lei da cópia privada

Ontem cheguei a casa após um dia de intensa actividade e sentei-me no sofá ansiosa por dois minutos de sossego e descompressão mental... Fui dar com o programa Pós e Contras, a debater a chamada "Lei da Cópia Privada". (?) ... Aumentei o som. 
Mesmo alheada do assunto até ao momento, o nome irritou-me logo. Soou-me a mais um impostozinho por  algo que fazemos na vida pessoal. Há medidas que não compensam o desgaste de opinião pública, provocado por qualquer nova medida do âmbito "taxar"! E, pessoalmente, sinto pouco espaço disponível para assimilar e entender mais uma... Mas continuei a esforçar-me para perceber: ouvi o debate, vi o Secretário de Estado da Cultura com uns óculos "à Harry Potter" e a seguir dei com o Vitorino a cantar com a sua boina de ladecos. "Oh meu Deus, isto não está a correr bem!" - pensei eu. Tentei ser uma cidadã informada, mas a verdade é que "Lei" e "Privada" continuavam a ecoar na minha cabeça que nem o Carrilhão de Alverca (para quem não sabe, é o segundo maior carrilhão da Europa, com 72 sinos a abanar furiosamente o badalo, em honra dos Pastorinhos!)!

Eis o que me saltou à vista, dos vários artigos que entretanto pesquisei na comunicação social:

1) Governo recupera projecto que aplica imposto aos telemóveis e tablets/ os dispositivos são taxados de acordo com a capacidade de armazenamento. 
[Isso! A economia já está tão robusta, o consumidor com tanto poder de compra e as empresas tão folgadas, que ninguém é sensível ao preço!! :S]

2) Cada GB pode custar aos consumidores mais 15 cêntimos / o dinheiro arrecadado com o novo imposto servirá para compensar os autores que não ganham dinheiro pelas cópias privadas que cada pessoa faz dos conteúdos, seja um filme ou uma música. 
[Cheira-me a esturro! E a minha mãe sempre me ensinou que não devemos menosprezar a intuição :) Por um lado, apelam ao coração de quem se preocupa com os artistas, por outro, só lhes mandam 15 cêntimos... e cortam-lhes subsídios de apoio à Cultura, simultaneamente.]

3) Uma nova força de combate à pirataria digital...
[The dark side of the Force!!!! Uhhh ... Ora, se fossem combater a corrupção é que faziam bem!...]

4) O Estado vai arrecadar com esta medida cerca de 15 a 20 milhões de euros.
[Meus amigos, colegas dos Ministérios: foquem-se nas medidas que, com o mesmo esforço e burburinho social, resultem em mais benefícios! Por exemplo: Descubram o rasto do dinheiro do BPN e arrecadem muito mais do que isso. E ainda angariam mais votos!! ;)]



Sem comentários:

Enviar um comentário