domingo, 10 de novembro de 2013

O que é nacional é bom: A EPAL é das empresas mais eficientes a nível mundial no controlo da rede de água.

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) é responsável por um sistema de abastecimento que se desenvolve ao longo de mais de 2.100 km, desde a albufeira de Castelo de Bode até à cidade de Lisboa, servindo com qualidade cerca de 3 milhões de pessoas (de 35 concelhos da margem norte do rio Tejo). Com uma nova atitude perante o mercado, esta entidade gestora apresenta-se mais proactiva, mais empreendedora, mais dinâmica, que faz uso do saber adquirido ao longo de quase 150 anos de actividade, para a criação de produtos inovadores “transaccionáveis” que permitam a sustentabilidade integrada da empresa. BRAVO!!

Ao desenvolver o sistema WONE - Water Optimization for Network Efficiency, produto 100% português, a EPAL torna-se das empresas mais eficientes a nível mundial no controlo da rede de água. Este software utiliza a telegestão que monitoriza continuamente a rede e distribuição e permite detectar fugas na rede antes destas serem visíveis, explica o presidente da EPAL. A detecção é feita mesmo ao nível das pequenas rupturas que resultam em infiltrações no solo e que não são visíveis do exterior. Explica José Sardinha que quando a EPAL começou a testar este modelo de controlo de fugas, estas eram da ordem dos 25%. Em 2012 as perdas de água da empresa situaram-se nos 8,7%, o que compara com Tóquio, possivelmente a cidade com maior eficiência no controlo dos desperdícios e que tem um nível de perdas de 8%. Lisboa compara ainda favoravelmente com uma das melhores cidades neste tema: Nova Iorque, que apresenta perdas de 10%.



O sistema de combate ao desperdício de água da EPAL venceu o prémio WEX - Water and Energy Exchange, em Madrid, reconhecido como produto tecnológico inovador na área da Operação e pelos resultados alcançados. Também na recente 6ª edição dos Green Project Awards, a EPAL foi premiada na categoria Gestão Eficiente de Recursos. 

Para a EPAL, a redução das perdas de água é fundamental para a sustentabilidade económica e ambiental do País. Para o Ministério Agridoce também! PARABÉNS!! 

Notícia de última hora: A EPAL é das poucas empresas portuguesas a concorrer aos "European Business Awards", na categoria "The millicom award for environmental & corporate sustainability". 
Ainda vai a tempo de votar aqui http://www.businessawardseurope.com/  :)  


1 comentário: